quarta-feira, julho 11, 2007

Mulher, esse grande animal da condução

No outro dia, a Sofia* foi uma querida e ofereceu-me boleia para casa.

Lá saímos do Wellness, todas alegres na galhofeta. Na garagem, ainda admirámos as projecções para “As 7 Maravilhas do Mundo” e o real rabiosque de um dos organizadores, que por lá se passeava. Ok, pouco reparámos nas projecções mas ficava bem dizer isso. Passou uma das habituais bombas (Carro, claro!) por nós, e ainda lançámos beijos ao ar para o condutor desconhecido e invisível. Provavelmente, um gordo cinquentão caquético e desdentado, mas preferimos antes acreditar no Pai Natal e no Coelhinho da Páscoa.

Chegámos então a Fornos de Algodres (Pois, está claro!) e ficámos estacionadas na berma, sobre a passadeira de peões (Desbocada inteligente, já me imagino nas masmorras da PSP de Alcoentre, a ser sovada por um mancebo de mãos sapudas...).

Conversa, música e luzes ligadas. Muita conversa. Resultado: "adeus, aufwiedersen, goodbye" bateria. Note-se que o carro estava estacionado numa subida íngreme, tendo pela frente uma placa triangular no eixo da via.

Contra os meus sábios conselhos, Sofia tenta fazer inversão de marcha, sem o carro pegar. Carro fica imobilizado e atravessado na estrada (DOPE!), à noite, num sítio com pouca visibilidade (DUPLO DOPE!) e onde passam automóveis a abrir (Vou já ali a Foz Côa bater com a cabeça nas gravuras rupestres e já volto!). Trânsito congestionado de todos os sentidos e bocas, muitas bocas, à destreza feminina.

Com a ajuda da minha poderosa força, errr... da ponta dos meus dedos para não estragar as unhas e com empurrão valente da Sofia, que suava em bica (e barafustava ainda mais), lá colocámos o carro do outro lado da rua. No entanto, sem conseguir realizar a inversão de marcha, logo, a subir.

Aparece o meu vizinho com o seu caniche amaricado. Faz um sorriso jocoso e pergunta se queremos ajuda. Ligo ao meu pai. Vizinho corre a casa para guardar a ratazana felpuda. Pai aparece de jipe tractor com o decrépito do vizinho sentado ao lado.

Advirto a Sofia para colocar o triângulo. “Achas, Alexandra??” “E o colete?”, indago. Pai adverte a Sofia para colocar o triângulo, desta feita, num àpice, retirado e postado a dez metros, pela maçarica (Eu sei, eu sei!). Pai saca da lanterna, dos cabos (O meu pai é o Macgyver, já deviam ter percebido isso.) e pede o manual do carro. Sofia de sorriso amarelo a alvitrar que não será necessário. Pai insiste. Sofia abre o carro à picareta, espalha os CD’s, as revistas, a maquilhagem e os cartões visa e lá desenterra o dito. Pai lê o manual com toda a calma do mundo. Salva a situação e lá mandamos a Sofia embora e sã e salva, de orgulho muito, mas muito ferido.

Posto tudo isto, de caminho para casa, ainda recordei o meu pai de que se esquecera do colete vulgo, mega graxa “Vê lá como eu sei tão bem o código!”, “A Sofia é uma despassarada... E eu bem a avisei!!”.

Valeu-me de nada. No dia em que me passarem definitivamente o adorado e desejado tractor para as mãos, não terei dentes e usarei Tena Lady.

Obrigada, Sofia!

* Nome fictício para proteger a verdadeira identidade da condutora... NOT! Deixa lá, Sofias existem muitas e são apenas uns mesitos de vergonha pela frente.

34 comentários:

tavguinu disse...

Tena Lady ... LINDOOOOOOOO !!!

LOLOLOLOL

Anónimo disse...

Grande noite, diga-se de passagem :)
tambem ando na mesma onda que tu.
-ora, pápá so pegas na carrinha audi A6 prás viagens,dá-ma,anda láaaaaaaaaaaaaa.
Escusado será dizer que ele apenas usa a carrinha bimestralmente e que é um desperdicio aquilo tar na garagem... Mas julgas o quê? AINDA ME RESPONDE COM A MAIOR DAS LATAS: kéké,tu já passeias com a minha bicicleta,e mesmo assim volta e meia furas-lhe os pneus...
como se compensasse nao é?!?!? PAIS!!! Vida cruel a nossa. :))))))

Anónimo disse...

Gostei particularmente da imagem! :-D

Jedi Master Atomic disse...

O teu pai chama-se ANGUS???

Jedi Master Atomic disse...

Off-topic:

Acabei de comprar bilhetes para o Harry Potter para amanha (5ªfeira) às 21h50 no odivelas parque.

I felt they would be there !!!

MUAHAHAHAHAAAHHAHA (riso estrondoso....ou em americano, strondose rise)

Xana disse...

Pois deixa-me discordar...
Eu tenho cabos de bateria no porta bagagens do meu carro... E melhor que ter...Até sei como se usam...
Aconteceu uma vez ver uns colegas a empurrarem o carro, eu como sou prestável, passei la e perguntei se os senhores precisavam de ajuda... Levei logo com resposta torta do género "- E és tu que nos ajudas?"
Eu simpáticamente "- Tenho cabos de bateria aqui no porta bagagens, costuma ajudar..."
Eles olharam uns para os outros e "- E estas ai a gozar connosco porquê? Já ajudavas.."
Estacionei o carro à frente do deles, saí do carro, tirei os cabos e entreguei-lhes...
Com o meu carro ligado, abi o capot e eles que se fizessem à vida...
Olharam... reolharam... coçaram a cabeça.... Eu fingia que nem estava a perceber...até que "- Já agora, sabes como é que isto se usa?"
Sorri de troça...

Laetitia disse...

Gostei particularmente do pormenor da ratazana felpuda! LOOOOLLLL

Simplesmente delicioso!

Alexandra disse...

Tavguinu,

Brrrrr! Medo!

Margaridinha da dren:),

Pois! Escuso de estar a sustentar mais um carro nesta família e até lhe faço um favor para o dito não ficar parado! Alguém que me compreenda...

Kitty,

:-))

Jedi Master,

Angus???????

Harry Potter?? Adoro... Mas só os livros. Os filmes são engraçados mas cortam tanto da história que perde metade da piada.

Xana,

Eu sou igual ao meu pai. Organizada, com mil e uma soluções para tudo. Também gosto de ter comigo canivete, agulha e linha e coisas que não lembram a ninguém. Então nessas situações gosto pouco de dar parte de fraca...

Estrellinha,

O bicho é cinzento!!!!

Anónimo disse...

Alexa!
És a maior!!!
Se vocês imaginassem o ultimo mês de vida do meu carro, diziam para eu ir à Bruxa!!!
O azar tem sido o meu parceiro, e o meu amigo mais proximo... :(
Alexa, tu és a prova disso... Mas ficar sem bateria, depois de ter ficado sem embraiagem, duas semanas depois, sem mudanças, e agora um problema no travão de mão... Sou expert!

Ah, costumo ficar imensas vezes sem bateria, cabos já tive, mas já não sei onde andam... Aliás pode ser sempre uma boa desculpa para "alguém" nos ajudar.. Apesar do Pai da Alexa ser o Macgyver em pessoa! Admiro a calma e serenidade... Já para não dizer que és a fotocopia dele:)...

Uma aventura no C2... Quantas mais estão para vir?? LOL

Beijinhos

PS- Se te vêm no jipe tudo à frente é teu!!!

Alexandra disse...

Sofes,

"O azar tem sido o meu parceiro, e o meu amigo mais proximo... :(
Alexa, tu és a prova disso..."

Eu sou a prova do teu azar???? Ahahahah! Realmente, há perspectivas para tudo...

Eu que antes achava o carro horrivel, começo mesmo a gostar dele e a considerar que me fica a matar... Tirando o que aquela porcaria gasta, é claro!

Beijos, Azarada!

Rui Ricardo disse...

Alexandra, adorei o post. Sobretudo conhecendo a tal "incógnita-Sofia" como conheço acredito que deve ter sido uma experiência alucinante! Não te preocupes com a prisão pq se tivesse aparecido algum policia a "incógnita-Sofia", com o seu feitio inconfundivel, teria discutido com a autoridade e batido nele forte e feio!! ;-))
Gostei do teu blog e vou ficar fã.
Jokas

Rui Ricardo (amigo da "incógnita-Sofia")
http://pionez.blogs.sapo.pt/

Jedi Master Atomic disse...

Sim, tu disseste que o teu pai era o MacGyver, ergo......perguntei se ele se chamava angus (o 1º nome do MacGyver).

:P

Tens razão quanto ao Harry Potter. Nunca li os livros, mas tenho uma prima fanática que ja leu todos e me põe a par de todas as nuances que não aparecem nos filmes.

Mas deves perceber que a linguagem cinematográfica não pode ser igual à dos livros. ;)

E mesmo assim, acho o Harry Potter a par com o Senhor dos anéis, uma das melhores adaptações feitas. O Harry Potter só peca por uma coisa !!! Não tem lá um dos meus actores favoritos que encaixava perfeitamente no papel de Lucius Malfoy (aquele loiro com cara de parvo que lá está, não me convence), o Sr. Hugo Weaving (VENIA !!! LOL).

Por acaso não costumo andar com cabos no carro e até sei usa-los, mas como tenho a assistencia em viagem e só por uma vez precisei deles.....;)

pensamentosametro disse...

O pior é que ela não me parece nada bem, estou um «nadinha» preocupada, mas se ela quer ficar sózinha tem esse direito, espero que «apite» se precisar de ajuda para «empurrar o comboio»...


Tita

Alexandra disse...

Ruinalguinha Graúdo,

Bem vindo!

Alguém que perceba o quanto sofri! Eheheh...

Beijos

Jedi Master,

Saber que o primeiro nome do Macgyver é Angus é uma grande tara...

Senhor dos Anéis? Mas alguém me imagina tantas horas quietinhas no cinema para ver isso? Nunca tive paciência. Nem em casa, com comando à disposição!

Tita,

Pois. Levo com cada susto cada vez que ela põe o blogue de pernas para o ar! Piquinhas, volta!

Jedi Master Atomic disse...

Xôra Dra. Alexandra,

Eu gostava da serie e vi todos os episodios. É uma tara historica.

Tou a ver que és mais fã de filmes de ação. Van Damme (ai aquele rabiosque, hein....lol), Steven Seagal (aquele ar de oriental furioso) e Chuck Norris (um ganda homem cheio de pelos no peito....lol).

MUAHAHAHAHAHAH

headache disse...

O que eu me ri!

Anónimo disse...

Alexa... Sofrer não é a palavra mais certa... Não sou uma condutora perigosa, mas a minha bateria (do carro) é fraca...

Alexandra disse...

Jedi Master,

Van Damme... Ohhh, sim!

Steven Seagal... Medo!!

Chuck Norris, pelos??? C'a nojo!

Headache,

:-D

Sofia,

Não me estragues futuros posts! Perigosa, muito perigosa!!!

Anónimo disse...

NÃO GOSTO DE FALAR PELA NET

Alexandra disse...

Anónimo????????

Maria Ostra disse...

E sou assim parecida com a Sofia.
Nem vale a pena contar as (des)aventuras que já passei com carros... um horror! :P

António Raminhos disse...

Posso dizer uma coisita só?

"GAJAS!"

Não me levam a mal pois não?

Tó do Samouco

www.samoucoaorubro.blogspot.com

Anónimo disse...

O Tó tem muita razão...
Mas as mulheres ficam melhor a fazerem coisas mais delicadas.. Não concordas!? Ou preferes uma mulher de fato de macaco cheia de óleo?

Eu no trânsito sou o Stress em pessoa!!!E não tenho dúvidas que a fama que nós Mulheres temos é pelas nabiças que andam por ai! Mas olha compete ás melhores mostrarem o contrário ;)

LOL

Alexandra disse...

Maria Ostra e Tó do Samouco,

Desculpem lá! Desde que nascemos que nos impingem bonecas. Enquanto isso, o meu irmão entretinha-se com volantes de brincar dentro do carro do meu pai.

Ao contrário dos homens, a maioria das mulheres só aprende a conduzir nas aulas de condução. É natural que tenham menos experiência. Os meus instrutores (tinhamos equipas de 2 na escola) sempre me disseram que eu conduzia muito bem.

É uma questão unicamente social.

Para mim, o hilariante não teve nada a ver com os cabos. Isso basta ler o manual do carro (nem todos os carros têm o mesmo procedimento). O hilariante foi ficar hora e meia à conversa com a música e luzes ligadas a arriscar perder a bateria!

Alexandra disse...

Sofia,

Amanhã aparece no ginásio que apanhas! Coisas delicadas????? Coisas delicadas??????

(Ainda não caí em mim com tamanha barbaridade...)

Ficas a saber que a tua amiga (filha de Macgyver) é expert em todo o tipo de tarefas delicadas outrora reservadas ao mundo masculino). Mais, fato macaco e óleo até pode ser muito sexy. Vê-se mesmo que não vês os videoclips de house e tecno que passam no mcm...

Anónimo disse...

Alexa...
Se é para apanhar se calhar não devo aparecer... :)

Sabes bem de que delicadezas falo...
Sim sexy de fato de macacoe com oleo, mas se não tiveres a cheirar assim a s_ _ r :)e depende dos fetiche que cada um tenha

Ficamos tanto tempo à conversa porque nos distrímos...

Bjs

Jedi Master Atomic disse...

A questão da condução, penso que também tem um factor "genético".

Vê lá há quantos milénios o homem conduz todo o tipo de veículos e há quanto tempo as mulheres começaram a conduzir !!!

Alexandra disse...

Sofes,

Don't stressate! ;-)

Jedi Master,

Carros a motor com embraiagem, mudanças e travões existem há quantos milénios? Os outros não exigem assim tanta perícia. E eram puxados a força animal ou humana, conduzidos tanto por homens como mulheres.

Mais! Para existir um vínculo genético desses, são necessários milhares e milhares de anos (Diz lá isso ao senhor Ford). Por enquanto apenas podes argumentar com os factores socio-cultural e educativo. A história dos meninos brincarem com carros e as meninas com bonecas, etc. e tal.

Deixa lá as guerras das estrelas e senhores dos anéis que estão a dar-te a volta à cabeça!

Unknown disse...

qual é o carro a abrir que trava em 10 metros????

Alexandra disse...

Xá-das-5,

Pois!

Anónimo disse...

Jedi Master...
Vês muita ficção!!!
:)

Piston disse...

Não é por nada mas tens a mão de um cadáver no teu ombro...

Jedi Master Atomic disse...

Eu nunca disse que era "são" de cabeça. LOL !!!

A questão genética que eu me refiro, não é referente a carros com pedais e mudanças e sim a todo o tipo de veículos (puxados por animais ou não).

É obvio que não é em 100 anos que o ser humano ganha um codigo genérico para veículos com pedais e mudanças, mas deverá ter código genético que tem tudo a ver com a condução de veículos, ou seja:
- orientação numa via
- atenção ao ambiente que o rodeia
- noção do espaço que ocupa

Tens razão quando dizes que existe uma educação que permite os rapazes familiarizarem-se mais cedo com os carros e que isso lhes permite ter mais à vontade com os mesmos, mas essa educação também é ajudada pelo código genético da pessoa.

Alexandra disse...

Jorge,

DOPE! E eu a ver se passava despercebido!

Jedi Master,

Tenta Conduzir em Havana e vais ver que mudas de opinião quanto à atenção aos caminhos e espaços que nos rodeiam...