terça-feira, abril 21, 2009

Stencil



Gosto de marcas. De rugas, cicatrizes, tatuagens, sinais. Marcas do sol, de sorrir, até das estrias que me enfeiam.

Tenho momentos em que julgo poder deitar fora todos os cadernos e folhas que guardam as minhas memórias e pensamentos.

O meu corpo é o diário mais exacto e fidedigno que posso aspirar possuir.

29 comentários:

Jedi Master Atomic disse...

"que posso aspirar possuir"

Podes aspirar o teu corpo à vontade. Os brasileiros fazem muito isso.

Alexandra disse...

Vê lá se não queres que chame o anónimo para te atirar com o dicionário.

Jedi Master Atomic disse...

Os de capa dura?

pensamentosametro disse...

AHAHAHA, qual anónimo? Anda-me aqui a escapar qualquer coisa. Empatadas, també já há tempo escrevi sobre o meu mapa de vida posto nestes termos, mas devo ganhar por muitas pintas por ter nascido sardenta, ahahaha.


Bjos


Tita

Anónimo disse...

Alexandra chamaste?Estava eu a praticar 1st, 2nd, 3rd arabesques quando telepaticamente senti que desejas que atire um dicionário a alguém.Diz-me quem, por favor, nome, morada, já vou a caminho!
E não maltrates a alma gémea do Borys chamando-lhe "anónimo"...
Jedi...os brasileiros lipoaspiram.Melhor ainda:ILIPOaspiram! :-), sem agulhas nem anestesia.

Alma Gémea do Borys

Alma Gémea do Borys disse...

desanonimei-me mas não desanimei.

Alexandra disse...

Jedi,

Claro!

Tita,

Andas, sim...

Pois recordo-me bem, como te disse, estava na gana escrever sobre o mesmo. Assim, fica uma nota pequenita apenas.

Alma Gémea do Borys,

Começo a ter medo. O que não falta por aí é bailarina e olha que eu não o sou!

Já chega de mico, gente! (Sim, estou mesmo a praticar.)

Alma Gémea do Borys disse...

não és bailarina?os posts em que referes a pratica da dança são uma tranquibérnia?nesse caso lamento o meu engano.não voltarei a incomodar.

Alexandra disse...

Sou advogada e agora também empresária.

A dança é apenas um part time que levo muito a sério.

Jedi Master Atomic disse...

Ela é bailarina com as palavras.

Alexandra disse...

Que fofo.

Piston disse...

Isto está elevado!

Jedi Master Atomic disse...

Ela chamou-me fofo. O mundo está perdido. Nem sei o que fazer !!! Se calhar vou fazer como o Ricardo Araujo Pereira....vou abortar !! lol

Anónimo disse...

Advogada e empresária...mistura explosiva!:-)

Eu apenas danço.Se fosse advogado, empresário e ainda dançasse, não teria tempo para visitar uns quantos blogs que acho bem divertidos.

alma gémea do Borys

Alexandra disse...

Piston,

É o Leite Condensado no seu melhor. Já sei. Também aceno a cabeça e procuro a navalha.

Jedi,

Aborta, aborta!

Alma gémea do Barys,

Já sei. Fosse também politica e já estariam a preparar a fogueira.

O tempo estica-se. Estica-se, dá para tudo mas chega-se a casa a estas horas. Estou a jantar...

Alexandra disse...

Oficialmente, este blogue entrou no descalabro.

Gente, acho que vou mudar para o chá verde!

Anónimo disse...

Alexandra,

Chá verde, mas gorreana, prometes?
E se te bater à porta do teu chá vere, abres? Ou vais mudar por minha causa?Se for esse o caso, não me estarás a dar demasiada importância? Gosto da lingua materna, endireito os quadros quando entro numa sala que os tenha, danço.Visito e comento blogs de gente ligada à dança.Achi graça ao teu e brinquei contigo, com a história do bilhete.Atenção, brinquei, mas a oferta era a sério e ainda está de pé.Comprei há 15 dias toda a fila B da plateia do coliseu.Para mim e para a minha família nuclear e alguns amigos.Tenho dois que ainda não têem destinatário , mas obviamente que os lugares não ficarão vazios.Poderia ter escolhido a A , ainda estava livre.Para mais, os convidados do Coliseu e do produtor vão ficar sentados nos lugares da orquestra.Mas, entendendo tu de dança, sabes perfeitamente que a fila A é terrível...ver uma variz, por muito subtil que seja, nas pernas de um/a bailarino/a é tremendo.Na fila B já não se corre esse risco.

Pois bem, feito este esclarecimento que mais parece um testamento, apenas quero pedir desculpa se os meus comentários indignaram alguém.E até parece que sim.é o meu estilo agressivo, reconheço.Deve ser das dores nos joelhos que já começo a ter.
Brinquei com aquela história do "guerra é guerra" e "tenho uma cruzada pela frente" , mas foi só isso, brinquei.
Não precisas de mudar de casa por minha causa.
visito outros blogs e comento-os e neles sou bem vindo.Já agora:Gostas das coreografias do Benvindo da Fonseca?Eu gosto muito.Mais que das da Olga Roriz que por vezes me parece um tanto ou quanto "barroca".E que genero de ballet danças? Clássico, romântico, contemporâneo? Estou no contemporâneo e sinto que aqui vou terminar os "meus dias".
Muda-te pois para o chá verde, não assistas ao ballet russo( já se esgotaram os bilhetes todos, pois muitas escolas compraram ), sê uma boa advogada(ou serás apenas jurista?), defende causas justas, não defendas criminosos, ladrões e outros vilões.O dinheiro deles é igual ao dos justos mas a tua consciência, garanto-te, mudará.E não voltarás a conseguir dançar da mesma forma.Porque para dançar bem temos que ter a alma transparente.E...boa sorte no teu empreendedorismo!


sem outro assunto me despeço,

Alma gémea do Borys

Alexandra disse...

Ehh! Muito menos!

Mudar de blogue por tua causa? Ainda está para nascer...

Neste blogue toma-se açúcar. Qualquer dia, às pazadas. Quem se sente ofendido aqui que vire as costas (Inclusivamente eu, o que seria uma grande chatice deixar a lata às moscas e sem reabastecimento.).

Benvindo Fonseca, definitivamente.

Olga Roriz não gosto mesmo. Sou muito crítica a essas apresentações ditas "intelectuais" que não são mais que ataques epiléticos em palco. A dança tem que transmitir muito mais que isso. Tem que ser compreendida. Não necessariamente pelo cérebro mas pelos sentidos. Esse tipo de coreografias não me dizem nada nem dignifica a dança portuguesa.

Danço ballet clássico há um ano e contemporâneo desde Outubro. Além disso, Jazz, Hip Hop e Salsa. O Hip Hop já leva bastantes anos mas sempre fui apaixonada pelo Ballet. As they say, better late than never.

Curiosamente, descobri que tenho mesmo o ballet no corpo. Isso e um professor fantástico. Adoro contemporâneo mas ainda me falta muita maturidade e menos racionalidade a dançá-lo.

Relativamente à advocacia, graças a Deus ultrapassa muito o direito penal. Não exerço sequer essa àrea. Só uma ressalva. Provavelmente isto não será compreendido, mas tenho que a fazer e acredito que qualquer colega também tenha a necessidade de o fazer.

Nós pautamo-nos e estamos à mercê de valores deontológicos que, caso não sejam cumpridos, poderão gerar sanções disciplinares. Assim, defender criminosos não significa que iremos mentir ou arranjar subterfúgios para os ilibar. Aliás, se tiver conhecimento que o meu cliente é culpado, não poderei mentir em tribunal, sob pena de atentar essas normas.

Defender quem quer que seja, significa tão somente verificar se todos os seus direitos foram observados desde a fase de inquérito à do julgamento. Significa assegurar a igualdade de armas. Se foi ouvido, se não foi coagido, se os prazos e demais direitos foram cumpridos. Isso é defender. Não aquelas cenas ridiculas que vêm nos filmes americanos e que não têm qualquer correspondência com a realidade portuguesa (e romano-germânica).

Posto isto, não me ofendeste. Estava mesmo a açucarar.

Quanto ao bilhete, mais uma vez agradeço. Mas pelas razões que já apresentei, não irei aceitar. Obrigada pela simpatia!

who's yo' mama?! disse...

Por muito que nada tenha a ver com os comentários antecedentes, gostei imenso do post! :)

Anónimo disse...

olá Alexandra,

quando te perguntei se eras advogada ou jurista fiz-me certamente entender mal.Jurista é todo aquele que conclui a licenciatura em direito.Advogado , apenas os que são aceites na ordem mediante aprovação no "exame à ordem" que , hoje em dia, é extremamente rigoroso.Respondeste-me referindo "direito penal", ou seja, criei-te alguma confusão entre o termo "jurista" e a expressão "direito penal".Bem, adiante...
Fico muito feliz por preferires Benvindo da Fonseca.Muito mesmo.
Concordo contigo quanto aos ataques epilepticos (com p)que muitos pseudo-bailarinos sofrem durante as actuações! :-)

Pois se praticas clássico há apenas um ano e contemporâneo desde Outubro ainda não és, nem nunca serás uma bailarina.A dança clássica deve ser iniciada aos quatro anos.Nunca antes.Iniciá-la aos 28 ou 29 anos é tarde demais.Já não há flexibilidade nem elasticidade suficiente, já tudo está demasiadamente calcinado.Isro, aos ouvidos/olhos de um leigo pode parcer uma enormidade, mas não é.Iniciar com a tua idade só pode ser um gosto, uma vontade, uma diversão, um entusiasmo.E ainda bem que há(e cada vez mais) pessoas maduras a interessarem-se pela dança. Esta forma de arte reúne tantos ingredientes: Música, expressão corporal...Tantas pessoas há, cujo primeiro contacto com a música clássica é realizado nas aulas de dança.
Hip Hop pertence , como sabes, aos "novos" ritmos urbanos, uma miséria.Salsa é giro , muito giro! Alegre, ritmado e dá sempre muito jeito quando se visitam as Caraíbas(no final daqueles jantares para turístas faz-se um brilharete).
Finalmente quando referes que danças Jazz dá-me uma vontade de rir louca.Mas agora não tenho tempo para explicar porquê.
Sabes o que se deve fazer para aprender a escrever? Ler muito.E o que se deve fazer para aprender a dançar? Ver muita (boa) dança.Obviamente que há que suar muito também.
Bem, no meu blog , que abri propositadamente por causa da brincadeira do Borys , irei continuar a anunciar os bons espectáculos de dança que ocorrerão aqui na urbe.
Onde quer que ocorram, na segunda fila da plateia , lá estarei eu , os meus amigos e familiares mais chegados.Sempre na segunda fila, Alexandra! :-)A primeira é má...vê-se tudo demasiado bem.
Nota: só no pavilhão atlântico é que ninguém me apanha...livra...aquilo é um atentado a tudo o que lá passe.

Alma gémea do Borys

Anónimo disse...

Ressalvas (à moda antiga):
onde está "suficiente", leia-se: suficientes.
Onde está"isro", leia-se :isto.
Finalmente, "parcer" é parecer, lololol

Reli o meu comentário e fiquei embasbacado.Sou um perfeccionista, tinha que me emendar!:-)) Margot Fontaine diz-te algo?

a.g.Borys

Alexandra disse...

who's yo' mama?!,

:-)

Alma Gémea do Borys,

Agora ri a bom rir.

Vamos por partes.

1 - Não fiz confusão nenhuma. Disse ADVOGADA: Portanto, quando referi que sou advogada, obviamente que a distinção está feita e esclarecida. Mal de mim se não a soubesse fazer.

2 - Referi direito penal pois falaste em defender criminosos (direito penal). A advocacia (e, naturalmente, o direito) não se esgota no direito penal, muito pelo contrário. Existe imenso trabalho que passa tão ao lado de "defender criminosos" e que gere todo o teu dia-a-dia.

3 - Nunca me auto-intitulei de bailarina. Se o referi, foi obviamente em sentido figurado. Se serei bailarina alguma vez, não sei. Profissional, certamente que não nem esse é o meu objectivo. Longe disso!

Portanto, iniciar a dança clássica aos 28/29 não é tarde de mais. NUNCA.

Quem diz dança clássica, diz o que quer que seja. Não achas que seria burrita se, com curso feito, vida profissional mais q lançada e estabelecida, decidir aos trinta anos que agora vou dançar profissionalmente?

Como referi, é um hobbie que levo muito a sério (como a maioria das coisas a que me entrego).

"Pessoas maduras" Ahahahahahahahahaha! Obrigada! Ganhei o dia! Ahahahahahah!

4 - Hip Hop não é uma miséria. Só um leigo e não informado pode fazer tal afirmação.

Aliás, choca-me que profissionais da dança, por mais que "puxem a brasa à sua sardinha" e tentem considerar a sua "modalidade" melhor, tenham esse tipo de superioridade e não compreendam a importância de cada tipo de dança. E não pensem no factor primordial da dança como expressão, por amor de Deus!

Mais, asseguro-te como leiga mas como observadora. Um bom profissional deverá também praticar outros tipos de dança e explorá-los q.b. mais que não seja para poder aplicar certos princípios, movimentos, aprendizagens, influências na sua própria "modalidade". (Quem diz dança, diz em todas as àreas. Não podemos viver com palas de burros só para olhar em frente.)

Se danças contemporâneo, mais devias fazê-lo. Talvez ficarias espantado com a aproximação que o hip hop e o contemporâneo podem ter.

E não me venham com purismos e separações, pois é a mistura e experimentação que leva à evolução.

Salsa é giro mas não só para fazer brilharetes.

É giro porque dá prazer dançar. Isso é o mais importante de qualquer tipo de dança. Não apenas para os outros me verem muito gira nuns saltos e vestido curto. Mais, é giro, porque, sendo a par, fomenta o convivio. A cumplicidade. Até o amor. (Agora, tenho mesmo que ser lírica.)

Entendo porque te ris de ter referido que "danço Jazz". Não vou entrar por aí.

Ver dançar é muito importante sim. Mas, só com os olhos, ninguém aprende. A dança é inerente ao corpo.

Espreitarei então o teu blogue porque esse tipo de anúncios são sempre bem vindos.

Sabes, vou até reformular o que escrevi lá em cima.

Sou bailarina sim.

E não, não é tarde para mim. Profissional não. Nunca!

Sou bailarina. Mas de coração. Eu e todos os meus colegas, enfermeiros, dentistas, engenheiros, professores, e por aí fora que se dedicam todos os dias a algo que adoram. Pensando bem, pensando na dedicação, empenho, amor, somos até mais bailarinos que muitos que por aí andam. Mais profissionais.

Beijinho

Anónimo disse...

Agora picaste-a!

Anónimo que não o Borys

Alexandra disse...

Foi a das "pessoas maduras".

Despertou a criança que há em mim.

Anónimo disse...

Alexandra,

Agora também gargalhei ao ler o teu comentário!
Ainda bem que, sendo advogada, sabes o que é necessário para se o ser e que distingues os vários ramos do Direito.
Lamentavelmente, sendo tu advogada, dás calinadas na língua materna que são de ferver.
Por exemplo:
"não achas que seria burrita....decidir..." deverias ter escrito:"blá, blá, blá...decidisse..."
"talvez ficarias espantado", deverias ter escrito"talvez ficasses espantado".
Atenção à conjugação dos tempos verbais , Alexandra! É que uma advogada deveria ter uma sólida formação em português pois, como deverias saber, há muito para escrever quando se pratica essa profissão.
Quanto à Dança:Hip Hop é uma miséria suburbana.Se assistires a uma exibição tenta reparar em tudo.É algo muito deselegante.E jamais repitas que é uma aproximação do contemporâneo!Isso é uma falácia tremenda.Só um leigo mal informado poderia ousar afirmar que o Hip Hop é uma aproximação ao ballet contemporâneo.
Chamei-te "madura" não pelos teus 30 anos, mas sim referindo-me à tua iniciação tardia (mas louvável) neste mundo tão especial.

Quando te disse que para aprender a dançar é necessário observar bons bailarinos, acrescentei que também é necessário suar muito.Leste essa parte da frase?Uma advogada deve sempre ler e saber interpretar o que lê! "suar muito" , no contexto em que o escrevi significa"praticar muito".Entendeste agora?

Um anónimo escreveu "picaste-a"! Tanto preconceito que ainda existe em Portugal em relação aos bailarinos! Nas cabeças acéfalas de inúmeras pessoas um bailarino é um "gay"!Como esse/a anónimo/a deve ser um habitué(e) do teu blog explica-lhe, com calma para que entenda, que os profissionais de dança , seja de que modalidade for, não são gays.Obviamente que também os haverá, tal como os há em qualquer profissão e até entre desempregados.se o "anónimo que não o Borys"me conhecesse percebia de imediato que se enganou no artigo definido, :-)E se for uma anónima então!!!

beijinho,

a.g.do Borys

Alexandra disse...

Com efeito, dei várias calinadas, sim.

Escrevi tudo de seguida às três pancadas e não reli. Dessa forma, é muito simples e fácil dar calinadas. Dá-te por contente pelo testamento. Não exijas a revisão e o cuidado com que se escreve uma carta, uma peça processual, um livro. Muito menos em intervalos entre esse trabalho.

Detesto erros mas também os dou. Neste espaço não existem pretenções, pelo que gosto de me sentir menos culpada se assassinar o português aqui e ali.

Todavia, cá fica o mea culpa.

Não disse que o Hip Hop é uma aproximação. Disse que as duas danças podem ter uma aproximação. É bem diferente. Chamar-lhe miséria suburbana é, no mínimo, pedante e (desculpa mas vou sublinhar) ignorante. Não vou gastar mais palavras com este assunto. Usa a pala. Tirando o ballet, a esmagadora maioria das danças nasceu precisamente do povo (suburbano ou não). Quanto à elegância, também o é, tal como o contemporâneo pode não o ser.

Li bem a frase, mas quis sublinhar um ponto de vista. Ver é importante mas mais o é experimentar, utilizar o corpo para compreender. É a velha expressão do "Não só mas também."

Ainda bem que conheces o papel de um advogado. Dá sempre jeito ter alguém que o recorde.

Quanto ao anónimo, onde está a menção do gay? Por favor, aponta que não vejo.

Aliás, o anónimo tem razão. Picaste-me. Caso contrário, não perderia tempo com respostas. Picar é gay? Quanto muito poderias argumentar que seria "fazer um Piqué". Soa-me a mania da perseguição!

Espera! Já percebi! Entendeste mal o anónimo! Ahahahaha! O anónimo dirigiu-se a ti. Picaste-a, como quem diz picaste a Alexandra. E tem razão! Ahahaha! Desculpa, mas isso já deve ser trauma de levar com o discurso dos bailarinos gays. Nisso, tens a minha concordância. Ando há meio século a tentar explicar que homens que dançam são sexys. Sobretudo, OS DO HIP HOP.

Beijinhos

Alexandra disse...

Tenho que reforçar esta ideia!

Não há bailarino mais sexy (sim, sexy, elegante e másculo!!!) que um de hip hop.

Depois, poderei ir para outras bandas, como, por exemplo, qual delas (ballet ou hip hop)respeita e é mais naturalmente uma manifestação do corpo, por aí fora...

se tiveres dúvidas, posso recomendar-te uns quantos videos.

Anónimo disse...

Recomendares-me vídeos????????????
:-))) ok! fico a aguardar!

E , se bem que insistas em chamar-me ignorante, já percebeste que não o sou :-))) Verdad?

Alexandra disse...

Verdad.

Quanto muito, obtuso! :-)